sábado, 16 de outubro de 2010

Renascido da dor

Por Júlio Bastos de Araújo

"Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido" (I CRÔNICAS, 4:9-10).

Desde quando éramos criança, quando tropeçávamos, caíamos e ralávamos nossos joelhos, a nossa reação instintiva era colocar uma das mãos sobre o machucado, tentando diminuir a dor provocada por aquele ferimento (de alguma forma milagrosa, talvez). Quando crescemos e experimentamos a dor psicológica, a dor na alma, temos o mesmo instinto: buscar primeiro recursos em nós mesmo para tentar sanar a dor que nos corrói de dentro para fora. Livros de auto-ajuda, campanhas de declaração de vitória, costumes de religiões pagãs, terapia, regressão, remédios, drogas e milhares de outros recursos humanamente possíveis.
Jabez existe na Bíblia em pouquíssimas linhas. Talvez por esse motivo muito já foi inventado sobre ele, mas um fato verdadeiro e marcante é que ele, apesar de ser chamado "Com dores o dei à luz" e de estar em uma época de pouca informação disponível, confiou no Deus soberano e verdadeiro, quando o mais fácil era procurar deuses "mais humanos". Jabez, em sua pequena oração, reconhece o poderio de Deus para abençoar, destruir obstáculos, guiar no caminho correto e livrar do mal externo e interno.
A verdade é que somos provados diariamente pelas dores que sentimos. Seja ela superficial, a dor física, ou profunda, a dor na alma, sentimos dores diariamente. Mesmo que a solução final esteja em uma medicação, em uma terapia ou outros meios, a primeira atitude do cristão deve ser recorrer a Deus, que pode permitir o mal e o único que pode destruí-lo. Sabemos que nada acontece sem a permissão de Deus (MATEUS, 10:29), e a provação da dor sempre serve para nosso amadurecimento (TIAGO, 1:2-4). Jabez, pela ação do Espírito de Deus, entendeu muito bem que devemos buscar "em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça" (MATEUS, 6:33).

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


BÍBLIA. Português. A Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 2 ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário