segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Reconciliação


Nenhum ser humano é perfeito, todos cometem erros e pecados e são falhos por natureza. Diante desse fato o ser humano, ao longo da sua vida passa por quebra de laços. Isso ocorre quando ele não sabe agir em certas circunstâncias, pode ser por falta de amor, paciência, compreensão, humildade, domínio próprio, sabedoria, fidelidade, submissão, orgulho, entre outros. Essas atitudes desagradam a Deus e muitas vezes também o próximo, gerando interrupção em um laço, seja de amizade, profissional, amoroso, familiar.

É fácil ver hoje em dia no ambiente de trabalho as pessoas fazerem intrigas ou picuinhas umas entre as outras, fazer juízo de como o outro trabalha, deixando de lado a harmonia. Então, em vez de haver contribuição, trabalho em equipe, há desajuste profissional e cada um fica no seu canto.

No meio familiar e amoroso ocorre o mesmo problema, quantos casais você pode contar às sua volta que se separaram ou vivem em guerra? A falta de compreensão no lar nos tempos modernos é algo espantoso. Não há diálogo entre os membros da família, mas há muita imposição. A falta de dependência entre eles leva-os a pensar que não precisam mais uns dos outros para realizar suas atividades, seja ele cônjuge, namorado, mãe, pai, irmão. Então, pensam em se desligar uns dos outros e seguir seu caminho sozinho. Uma das consequências desse pensamento é a falta de paciência. Todos querem mudanças rápidas e imediatas, não cultivam paciência para servir um ao outro ou demonstrar mudança, seja qual for a área em que ela seja necessária. Isso tudo gera uma grande falta de harmonia.

Mas agora diante de todas essas circunstâncias eu me pergunto o que Deus pensa sobre isso. Será que estamos pensando em Deus quando tomamos qualquer atitude que seja na nossa vida que possa levar a romper um laço? Nós temos que reconhecer que somos totalmente dependentes de Deus, Ele é o dono de nossas vidas e devemos andar segundo a vontade dEle. Será que estamos fazendo as escolhas segundo os princípios de Deus ou segundo os nossos próprios princípios? Será que nós temos dependido de Deus e entregado nossa vida a Ele para que Ele cuide de todas as áreas de nossa vida e ajude a tomar decisões sem precipitações que levem a romper com algum laço de nossas vidas que não deveriam ser rompido?

Ninguém consegue vencer uma luta sequer na vida se não for por Cristo Jesus, mesmo que pensemos que Deus não está cuidando e tomando conta de nós, Ele está. Abramos nosso coração para Deus para que ele restaure nossa vida com Jesus, para que tenhamos comunhão com Ele e com as pessoas ao nosso redor.

Você tem algum laço rompido? Talvez seja com o próprio Deus que você rompeu o laço e não tem consciência disso. Você tem entregado e pedido direção de sua vida a Deus? Tem seguido os passos de Cristo ou os seus próprios passos? Restabeleça sua vida em Cristo, crie sua dependência nEle. Faça a seguinte pergunta a si mesmo: Será que minhas decisões estão baseadas na vontade de Deus? Minhas escolhas agradam a Deus? Minhas atitudes no meu meio de trabalho, nos estudos, no meio familiar, amoroso e entre amigos condiz com a vontade de Deus? Será que rompi um laço por teimosia minha? Ou por não saber lidar com a situação? Será que não tentei até o fim, até a última circunstância?

Nenhum comentário:

Postar um comentário