quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Supervisão Divina

“O SENHOR firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz” (SALMOS, 37:23).

É prudente aos olhos de Deus o homem pedir direção de seus passos no caminho que pecorre nessa terra. Para isso, é correto entregar todos os dias os desejos de seu coração a Deus e pedir que Ele o oriente e faça a vontade dEle na sua vida. Visto que os olhos de Deus “me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda” (SALMOS, 139:16)”, é Ele quem lhe deve guiar com sua mão e sustentar sua Destra (SALMOS, 139: 10).
Ainda, Deus nos faz uma alerta de que pecamos e estamos sendo arrogantes quando fazemos diversos planos nas nossas vidas sem jamais entregar nenhum sequer diante dEle e sem pedir orientação a Ele. O Senhor repreende-nos sobre essa prática e orienta-nos como devemos fazer, veja o que diz em Tiago (4: 13-17) :

Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna. Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.

É urgente e imediata a necessidade de nós voltarmos a Deus quando pensamos no futuro. Não fazê-lo é pecado. Se dermos mais um passo sem Ele, corremos o risco de caírmos em terrível abismo, porque só a palavra do Senhor pode iluminar o nosso caminho (SALMOS, 119: 105). O hino descrito abaixo demonstra a entrega e a confiança em que Deus dirige os nossos passos e nos guia em todos os caminhos.


As Tuas mãos dirigem o meu destino!
Ó Deus de amor, que seja sempre assim!
Teus são os meus poderes, minha vida;
Em tudo, eterno Pai, dispõe de mim.
Meus dias sejam curtos ou compridos,
Passados em tristezas ou prazer,
Em sombra ou luz de acordo com o teu plano
É tudo bom se vem do teu querer.

As tuas mãos dirigem meu destino!
Por mim cravadas na sangrenta cruz!
Por meus pecados foram traspassadas,
Bem posso nelas descansar, Jesus!
Nos céus erguidas, sempre intecedendo,
As santas mãos não pedirão em vão;
Ao seu cuidado, em plena confiança,
Entrego a minha eterna salvação.


As Tuas mãos dirigem meu destino,
Acasos para mim não haverá!
O grande Pai vigia o meu caminho,
E sem motivo não me afligirá!
Encontro em seu poder constante apoio,
Forte é Seu braço, insone o Seu amor;
Por fim, entrando na cidade eterna,
Eu louvarei meu Guia e Salvador. Amém.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BÍBLIA. 2 Coríntios. Português. A Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 2 ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.


KALLEY, S. P. Direção Divina. In: MARRA, Claúdio A. B. (Ed.). Hinário presbiteriano novo cântico. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2002. Hino 163.

Nenhum comentário:

Postar um comentário