quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Iniciativa e Reconciliação

       Por Júlio Bastos de Araújo
 
        A reconciliação é um dom dado a todos os cristãos por meio da Palavra do Senhor, mas não acontece automaticamente, ou seja, alguém, seja o ofendido, seja o ofensor, precisa ter a iniciativa. Sobre esse assunto, Jesus nos diz no evangelho de Lucas: "Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe" (LUCAS, 17:3) Nesse caso, a responsabilidade da iniciativa é de quem foi ofendido, por mais difícil que isso seja. A pessoa que está "certa" na história deve sempre repreender o seu irmão, lembrando que isso deve sempre ser feito com toda a paciência (II TIMÓTEO, 4:2). O que passar disso é puro egoísmo, é "tirar satisfação".
       O maior exemplo de iniciativa na reconciliação é retratado na oração-modelo ensinada por Jesus, que diz: "[...] perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores" (MATEUS, 6:12). Diferentemente do conceito mundano, a pessoa que toma a iniciativa não deve temer ser injustiçada quando o contexto é a própria Igreja, pois o Senhor Jesus fez exatamente o mesmo por nós. Ele tomou a iniciativa de morrer para nos salvar mesmo sendo nós mesmos os ofensores.
        Então, sempre que nos vermos humilhados por alguém, sigamos àquele que teve a maior das iniciativas e esvaziou-se de si pelo bem de seus próprios ofensores.

Perdão - Kleber Lucas

Perdoai nossos pecados
Como temos perdoado
A quem nos tem ofendido
Perdoai nossos pecados
Como temos perdoado
A quem nos tem atingido

Se o teu inimigo tiver fome
Dá-lhe de comer
Se o teu inimigo tiver sede
Dá-lhe de beber

Somos filhos de Deus
E prá nós o mais importante
É o amor

Perdão, perdão
Quero te pedir perdão
Perdoar, perdoar
Quero aprender a perdoar
Amar, amar
Sim, eu quero te amar
Ser amado, ser amado
Eu preciso ser amado

Perdão, perdão antes do partir do pão
Perdoar, perdoar antes do vinho tomar
Amar, amar sim eu quero te amar
Ser amado, ser amado,
Eu preciso ser amado
 
Referências Bibliográficas
 
BÍBLIA. Português. A Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 2 ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

 
KLEBER LUCAS. Perdão. In: Meu maior prazer. 2001. 1CD. Faixa 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário