terça-feira, 2 de novembro de 2010

Certezas da vida

Neste mundo, nós passamos por momentos de grandes incertezas, dúvidas e desolações. Muitas vezes nos sentimos inseguros com relação às decisões que temos que tomar e a respeito das grandes questões da vida. Ficamos sem resposta para algumas perguntas que nos parecem tão cruciais para continuarmos nossa caminhada na terra. Mas no meio de grandes inseguranças podemos ter a certeza de grandes fatos:

Deus é o criador do mundo:
“No princípio, criou Deus os céus e a terra” (GÊNESIS, 1:1).

“Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora” (NEEMIAS, 9:6).

“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele” (COLOSSENSES, 1:16).

Deus é o único Senhor:
“Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro” (ISAÍAS, 45:18)

“Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR” (DEUTERONÔMIO, 6:4)

“Bendito seja o SENHOR Deus, o Deus de Israel, que só ele faz maravilhas” (SALMOS, 72:18)

“Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão” (DEUTERONÔMIO, 32:39)

Deus criou o homem, mas este desobedeceu sua ordem e entrou o pecado no mundo:

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (ROMANOS,  3:23)

Deus deu seu único filho, Jesus, para resgatar o homem de seus pecados:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (JOÃO, 3:16)

“Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro” (ISAIAS, 45:22)

Jesus voltará para buscar os resgatados para viverem com ele no céu:

"Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem" (1 TESSALONICENSES, 4:14).

"Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também" (JOÃO, 14:2-3)


A certeza do Crente

Não sei por que de Deus o amor
A mim se revelou,
Por que Jesus, meu Salvador,
Na cruz me resgatou.

Mas eu sei em quem tenho crido
E estou bem certo que é poderoso!
Guardará, pois, o meu tesouro
Até ao dia final.

Não sei o modo como agiu
O Espírito eternal
Que, um dia, a Cristo me atriu
Em convicção real.

Não sei o que de mal ou bem
É destinado a mim;
Se maus ou áureos dias vêm
Até da vida o fim.

Não sei se ainda longe está,
Ou muito perto vem
A hora em que Jesus virá
Na glória que ele tem.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BÍBLIA. Português. A Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 2 ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.


WHITTLE, D. W. A certeza do crente. Tradução J. H. Nelson. In: MARRA, Claúdio A. B. (Ed.). Hinário presbiteriano novo cântico. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2002. Hino 105.

Nenhum comentário:

Postar um comentário