domingo, 14 de novembro de 2010

Sejam Irrepreensíveis!

“Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente” (FILIPENSES, 2:14-16).


Paulo, no texto citado, chama a todos os que crêem em Deus a serem irrepreensíveis. Ser irrepreensível pode ser compreendido como ser correto e coerente, além de ter comprometimento em tudo o que se faz. Um exemplo de irrepreensibilidade que pode ser encontrado na Bíblia é a vida de Daniel. O capítulo 6 de seu livro, diz que ele se distinguiu dentre as autoridades do reino de Dario, pois possuía um espírito excelente. O rei cogitava estabelecê-lo em no cargo de mais alta confiança em seu reino, o que gerou inveja nos outros governantes. Eles se puseram então a procurar alguma chance para derrubá-lo antes mesmo que ele ocupasse o cargo de confiança do rei, “mas não puderam achá-la, nem culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa” (DANIEL, 6:4b).
Daniel chegou a essa posição, pois, quando jovem, já mostrava os traços de um homem irrepreensível. O texto do capítulo 1 do livro de Daniel diz que o rei da Babilônia, quando sitiou a Jerusalém, mandou procurar entre aqueles que eram de Israel “jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei e lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus” (DANIEL, 1:4). Daniel era um dos filhos de Judá que foram escolhidos por terem essas características e, mesmo assistindo no palácio de um rei que não seguia a Deus e em um contexto de uma geração pervertida e corrupta, ele não se deixou contaminar por aqueles costumes.
A exemplo desse herói da fé, devemos ser irrepreensíveis e sinceros, pessoas sem máscara e puros de coração. Devemos sempre resplandecer como luzeiros no mundo, amando a Deus de todo o coração.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BÍBLIA. Português. A Bíblia Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. 2 ed. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário